Verão

Domingo de praia movimentada marca os 72 anos do Laranjal

A orla foi o destino escolhido por muitas pessoas para aproveitar o belo dia de sol e as atrações apresentadas em alusão ao aniversário do balneário

Foto: Jô Folha - Trio elétrico e outras atrações movimentaram o público intenso que visitava o Laranjal

Calor, intensa movimentação e muitas atrações. Assim foi marcado o domingo de comemoração dos 72 anos da Praia do Laranjal. O balneário foi palco para a adoção de animais, prática de esportes e curtição com trio elétrico. Para os visitantes, as características únicas, como o extenso calçadão, a arborização e a água calma da Lagoa dos Patos, são atrativos que fazem o Laranjal ser, dentre as praias do litoral sul, o destino escolhido para aproveitar o verão.

Com os termômetros marcando 30 graus, os cerca de dois quilômetros da orla ficaram lotados por visitantes que aproveitavam o dia das mais diversas formas, passeando pelo calçadão com os pets, tomando banho de sol na faixa de areia ou aproveitando as sombras das figueiras para apreciar a vista e tomar um chimarrão. Além das condições agradáveis, os visitantes puderam usufruir de atrações variadas, que foram programadas para a comemoração do aniversário do balneário.

Uma das iniciativas que cativou o público foi uma feira de adoção de animais organizada pela vereadora Marisa Schwarzer (PSB). Os cachorros que aguardavam um lar chamavam a atenção de quem passava pela exposição. Como resultado, todos os nove animais foram adotados. Um deles foi a Lupita, uma vira-lata com deficiência que já tinha participado de três feiras sem conseguir um tutor. No Laranjal, ela contou com a sorte de um casal que foi à praia especialmente para conferir a feira. “A gente a viu do outro lado da rua e nos apaixonamos. Pelo fato dela ser especial, ter só três patinhas, ninguém tava olhando, mas ela ganhou o coração da gente”, conta a adotante Luana Porciúncula.

Nove animais ganharam um lar após feira de adoção. Foto: Jô Folha

Já no final da tarde, a grande concentração de pessoas aproveitava muita música e folia. Isso porque parte da programação que celebrava o aniversário da praia era um trio elétrico que embalava os presentes. Com uma concentração que iniciou às 17h, o veículo de som percorreu do Trapiche até o Shopping Mar de Dentro, com encerramento às 21h. Dentre o público que curtia a atração estava Luana Sena, que aproveitou o dia inteiro de sol na areia com um grupo de amigos. “Trouxemos tudo e fizemos até um churrasquinho aqui. Eu estou adorando [o trio elétrico]”. Riograndina, ela conta que só visitou o balneário três vezes, mas que entre as praias de Pelotas e Rio Grande, tem uma preferida. “Gosto mais do Laranjal do que do Cassino, porque eu gosto de sombra”.

Trio elétrico embalou hits de carnaval e pagode na orla da praia. Foto: Jô Folha

Turismo e o fomento do comércio local

A movimentação, que se estendia do Trapiche à rótula Álvaro Piegas, foi sinônimo de mais clientes nos estabelecimentos. Entre pastelarias, bares e restaurantes lotados, também tinham microempreendedores com tendas dos mais variados produtos que atraíam quem caminhava pelo calçadão. Com uma banca de produtos de beleza e higiene feitos com ingredientes naturais, a vendedora Vera Bartz diz que iniciativas como as do aniversário levam mais visibilidade e turistas ao Laranjal. “O público está muito bom, o calorão de hoje faz as pessoas virem para a rua e ainda mais com as atrações. Ter pessoas circulando é a melhor coisa”.

Outras atividades, como roda de capoeira do grupo Marauê, ações educativas ambientais, conduzidas pela Gestão Ambiental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), divulgação do programa Bairro Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI), também foram atrações ao público.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Velas ao Vento está de volta ao chafariz do Laranjal Anterior

Velas ao Vento está de volta ao chafariz do Laranjal

Acidentes de trânsito com mortes diminuem em Pelotas e Rio Grande Próximo

Acidentes de trânsito com mortes diminuem em Pelotas e Rio Grande

Deixe seu comentário